Salão Paraibano da Cachaça: evento vai reunir produtores e pesquisador
- 12/12/2020
- 0 Comentário(s)
Salão Paraibano da Cachaça: evento vai reunir produtores e pesquisadores em busca do fortalecimento da cadeia produtiva no estado
Realizado pela UEPB, com o apoio do Sebrae, salão ocorrerá de forma 100% virtual entre os dias 15 e 17 de dezembro
Fortalecer a cadeia produtiva da cachaça na Paraíba, proporcionando aos empreendedores novos conhecimentos que contribuam para aprimorar o processo de fabricação e a qualidade da bebida produzida no estado. Essa é a proposta do Salão Paraibano da Cachaça, evento que será realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o apoio do Sebrae, entre os dias 15 e 17 de dezembro.
Em sua primeira edição, o evento será realizado de forma 100% online e com atividades gratuitas. Entres os destaques da programação, estão palestras, passeios digitais, exposição e comercialização de produtos e serviços, apresentações culturais e conteúdos sobre a gastronomia da Paraíba.
De acordo com o professor adjunto da UEPB e coordenador do Salão, José Félix Neto, o evento surgiu diante da necessidade de transmitir novos conhecimentos aos empreendedores da Paraíba, estado que é destaque nacional na produção de cachaça.
“A Paraíba é um dos maiores produtores de cachaça de alambique do país e o maior da região Nordeste, sendo o estado que mais produziu cachaça e aguardente em 2019, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No estado, são mais de 80 engenhos, que juntos são responsáveis por mais de 12 milhões de litros produzidos por ano”, explicou José Félix.
O coordenador do evento também destacou que podem participar do Salão não só os empreendedores e produtores de cachaça, como também professores, pesquisadores e alunos da área, além do público interessado em conhecer mais sobre o produto.
Por sua vez, o analista do Sebrae Paraíba, João Bosco da Silva, salientou a relevância dessa cadeia produtiva para o estado, pontuando também a importância do seu fortalecimento. “É um momento (do mercado) pertinente para nós falarmos sobre a cachaça com pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes, com o objetivo de fortalecer essa cadeia, que é a maior produtora do Nordeste. Então, acredito que o Sebrae, junto com todos os parceiros, pode contribuir para esse fortalecimento, tornando o segmento ainda mais importante para o estado”, declarou.
Inscrições – Os interessados em participar do Salão Paraibano da Cachaça devem efetuar inscrição através do site oficial do evento, no endereço www.salaoparaibanodacachaca.com.br. No site, também estão disponíveis mais informações sobre o evento, assim como a íntegra da programação.